Sexta-feira, 3 de Março de 2006

Opiniões


Apesar do autor do blog não concordar totalmente com a opinião abaixo, pois não é feita alusão, a uma possível adopção de uma política natalista em Portugal, é aqui (re)publicado a análise da economia portuguesa pelo presidente do Montepio Geral, destacando-se a frase "Somos descuidados na entrada de imigrantes", créditos Diário de Notícias


 


José da Silva Lopes defende que deve haver em Portugal um maior controlo da imigração ilegal em Portugal, um fenómeno que, de acordo com o economista, está a provocar mais danos do que benefícios à economia do País.

Reconhecendo que "tal como outros países europeus precisamos de imigrantes", o presidente do Montepio Geral lembra que nos países mais desenvolvidos, onde a população tem grande capacidade profissional, educação e formação, é preciso emigrantes para fazer as tarefas menos qualificadas, algo que não acontece actualmente em Portugal.

"Começamos a ter uma oferta de mão de obra portuguesa não qualificada bastante grande, proveniente das empresas têxteis e calçado que fecharam. Infelizmente essas pessoas não têm capacidade para ir para empresas de maior sofisticação tecnológica. E por isso, estão em concorrência directa com os imigrantes não legalizado", explica o economista, que, por isso, não tem dúvidas em afirmar que "somos descuidados na admissão de imigrantes ilegais".

Silva Lopes considera ainda que na maior parte dos casos "estamos a importar miséria" e que "não fizemos nada para atrair mão-de-obra de qualidade". "Vemos países como a Alemanha ou os EUA, que estão cheios de engenheiros e mesmo assim andam à procura de chineses e indianos de grande categoria. Nós não fizemos nada para que isso acontecesse. Pelo contrário, pomos todas as obstáculos possíveis", afirma.

E apresenta um exemplo concreto deste tipo de obstáculos. "No Montepio, quisemos admitir para a análise de risco um técnico russo formado em Lisboa e que vive cá há vários anos, mas não conseguimos", conta o ex-governador do Banco de Portugal, lamentando-se pelo facto de existir uma legislação que só deixa admitir um estrangeiro para um lugar caso não haja um português interessado. "Considero isto um escândalo. Não só não estamos a fazer um esforço para trazermos pessoas qualificadas, como andamos com proteccionismos de portugueses qualificados mas medíocres."

A entrada de imigrantes é apontada por Silva Lopes como uma das razões por trás de um crescimento da população activa nacional que se situa próximo de 1,5% ao ano.

Em relação à evolução do desemprego, o economista também não se mostra muito optimista. "Gostava de dizer que o desemprego ia diminuir, mas penso que, pelo contrário, ainda vai haver uma subida", afirma, antevendo um cenário de crescimento económico fraco nos próximos meses, nomeadamente ao nível da procura interna. Para o presidente do Montepio Geral, a perda de competitividade gerada pelo aumento dos custos unitários do trabalho acima da média europeia deve ser tida em conta, mas "a competitividade não depende só dos custos do trabalho".

Outro problema que preocupa Silva Lopes é o da crescente desigualdade nos rendimentos que se verifica na população portuguesa. "Uma das questões importantes, que não tem sido muito debatida em Portugal, é a da distribuição de rendimentos que é a mais desigual da Europa", alerta o economista, assinalando que "o que se vê actualmente é que os produtos de luxo vendem-se com fartura, enquanto nos produtos de primeira necessidade temos problemas". "É esta a sociedade que queremos", questiona-se, respondendo que "no Brasil é assim, mas não gostava nada que tivéssemos uma estrutura de rendimentos igual à do Brasil".

publicado por SSoldado_Lusitano às 13:44
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Anónimo a 8 de Março de 2006 às 17:54
Eu sou Português convicto e verdadeiro, tenho muita pena de quem não é assim. Viva Portugal e os Portugueses quem está mal fora para África e para o Brasil. NÃO FAZEM FALTA NENHUMA.
PORTUGAL SEMPRE
De pantera a 6 de Março de 2006 às 15:47
Vá aparecendo no meu forum amigo fabio,

Abraços

http://pantera.pt.vu
De Afonsinetes a 3 de Março de 2006 às 14:06
Oi! Vim aqui deixar um comentário porque sei o quâo é importante comentar para a divulgação dum site! Eu tb tenho um mas ainda e muito novinho e esta a custar muito na sua divulgação é horrivel por isso eu vou esperar a sua genorosidade para vir ao meu deixar um comentariozinho ok? www.afonsinetes.blogs.sapo.pt! Seu site está lindissimo como consegue?! Bjs!

Eu sou Portuguesa mas não sei se tenho tanto orgulho assim!! lol

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Sugestões de Leste

. Algo mais...

. Reparos

. A Droga e o Governo

. Espaço Xenofobia

. Consequência

. Bom Ambiente

. Manifestações

. Um País anestesiado

. “Navegar é preciso”

.arquivos

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

.links

M560_1.jpg
blogs SAPO

.subscrever feeds