Sexta-feira, 15 de Abril de 2005

Origens...

Para que não suscite dúvidas pesquisei arduamente, sobre as origens do povo português, resume-se basicamente a isto...


Os Portugueses são população do Sul da Europa. A sua origem étnica é essencialmente uma mistura de tribos CELTAS e IBERAS (chamados CELTIBEROS, como os LUSITANOS, os Calaicos ou Gallaeci e os Cónios, entre outras menos significativas, tais como os Bracari, Celtici, Coelerni, Eqvaesi, Grovii, Interamici, Levni, Luanqvi, Limici, Narbasi, Nemetati, Paesvri, Qvaqverni, Sevrbi, Tamagani, Tapoli, Zoelae, Turduli).


Os CELTIBEROS são o povo que resultou da fusão das culturas do povo Céltico ou celta e a do povo Ibero, nativo da Península Ibérica. Deste povo desenvolveram-se, na parte ocidental da Península, os Lusitanos, considerados pelos historiadores como os antecessores dos portugueses.


Os CELTAS foram um grupo de povos e nações da Europa na Antiguidade. As tribos célticas ocuparam a maior parte do continente europeu, desde a Península Ibérica até a Anatólia. A maior parte dos celtas foi conquistada e subjugada pelos Romanos.


Havia vários grupos e tribos celtas, entre eles os Bretões, os Gauleses, os Iberos, os Lusitanos, os Eburões, os Batavos, os Belgas, os Gálatas, os Trinovantes, os Galeses e muitos outros. A maioria dessas tribos deu origem aos nomes das províncias romanas na Europa que mais tarde baptizaram os estados-nações modernos.


OS LUSITANOS SÃO VISTOS COMO OS ANTEPASSADOS DOS PORTUGUESES. Eram um povo celtibérico que viveu na parte ocidental da Península Ibérica. Primeiramente, uma única tribo que vivia entre os rios Douro e Tejo. Mais tarde, o nome lusitano é usado para descrever os Galaicos (povo celtibérico das montanhas a norte do Rio Douro) e por outras tribos, devido à notabilidade deste povo em lutar contra o domínio romano, mas também porque todos eram cultural e etnicamente muito semelhantes. A figura mais notável entre os Lusitanos foi VIRIATO, um dos seus líderes no combate aos romanos.


VIRIATO (180 a.C. - 139 a.C.) foi um dos líderes da tribo lusitana que confrontou os romanos na região actualmente conhecida como Portugal. Ele foi traído por um punhado de seguidores por dinheiro. Contudo, depois de Viriato morrer, os seus seguidores foram mortos ou escravizados.


Viriato, um pastor e caçador dos Montes Herminios, foi eleito chefe dos lusitanos.


Montes Herminios, (Serra da Estrela).


Outras influências importantes foram também os Romanos (a Língua portuguesa deriva do Latim), os Visigodos e os Suevos, todos os quais povoaram o que é hoje território português. Influências menores foram os Gregos e os Fenícios-Cartagineses (com pequenas feitorias comerciais costeiras semi-permanentes), os Vândalos (Silingos e Asdingos) e os Alanos (ambos expulsos ou parcialmente integrados pelos Visigodos), e, maiores entre estes menores, os Mouros (basicamente Berbéres com alguma componente de Árabes, expulsos em consequência da Reconquista Cristã).


É tambem de salientar que...



  • Portugal, incluindo os Arquipélagos dos Açores e Madeira tem uma população estimada em 9,865,114 pessoas, representando uma densidade populacional de 107 pessoas por quilómetro quadrado, ou 277 por milha quadrada.

  • O idioma oficial, utilizado pela quase totalidade da população, é o Português.

  • O Mirandês é reconhecido oficialmente e ensinado nas escolas do concelho de Miranda do Douro. O seu uso, no entanto, é bastante restrito, estando em curso acções de revitalização.

  • Outras línguas são faladas pelas diferentes comunidades imigrantes.

Saliento ainda que não alterei qualquer dado histórico pois não faria sentido qualquer eu alterar a história e origem do meu país Portugal.


Chego assim á conclusão de que somos oriundos de uma mistura de povos, mas a maioria de tais povos eram bastantes próximos (europeus), e também que há cerca de 800 anos que a população portuguesa se matêm sem alterações expressivas.


 


PORTUGAL TEM UMA IDENTIDADE, VAMOS DEFENDE-LA e GARANTI-LA!


PORTUGAL SEMPRE!

publicado por SSoldado_Lusitano às 22:11
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Isabel a 19 de Abril de 2005 às 18:54
Olá Soldado
Ainda bem que há pessoas a pensar como você e a ter coragem de escrever para quem quiser ler.

bem haja

Isabel
De Patricia a 19 de Abril de 2005 às 14:12
"800 anos que a população portuguesa se matêm sem alterações expressivas".

Gostei desta frase quem dera que isso se continuasse a passar mas, pelo menos nos últimos anos, cada vez mais se nota a mistura de raças em Portugal, a enchente de brasileiros e africanos, que se misturam com os portugueses, os portugueses que se misturam com os chineses, indianos e outros, afinal seremos o quê, nos próximos 800 anos?
De Pantera a 16 de Abril de 2005 às 11:10
Pois tens razão,mas um dia isto pode desaparecer,como já está a acontecer em França e por aí fora!!!

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Sugestões de Leste

. Algo mais...

. Reparos

. A Droga e o Governo

. Espaço Xenofobia

. Consequência

. Bom Ambiente

. Manifestações

. Um País anestesiado

. “Navegar é preciso”

.arquivos

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

.links

M560_1.jpg
blogs SAPO

.subscrever feeds